5 bibliotecas em JavaScript para criar jogos em HTML5


Há algum tempo, graças às excelentes capacidades de nossos navegadores, a internet deixou de ser um ambiente fora do mundo dos videogames. Apresentamos 5 bibliotecas em JavaScript para criar jogos que você vai adorar.

Os jogos fascinaram a humanidade desde tempos imemoriais (bem, talvez tenha sido em torno de 60 anos) e sempre despertam paixão tanto em jogadores como em criadores. Com o poder de computação dos computadores de hoje e as excelentes capacidades de nossos navegadores, não há motivos para pensar que a web é um ambiente isolado para este mundo. Nós já apresentamos algumas ferramentas para criar videogames sem saber como programar, mas se você é um desenvolvedor web que adora jogar e criar, você certamente irá apreciar estas 5 lindas bibliotecas que você pode usar para criar jogos em JavaScript usando o HTML5.

Impact.js

Impact.js, ou simplesmente Impact, é uma das bibliotecas mais populares para criar jogos de vídeo usando JavaScript. Isto é devido não só à sua facilidade de uso, mas também ao conjunto de ferramentas disponíveis para o programador. Manipula sprites, animações, mapas com padrões (telhas), colisões, sons e vem com um conveniente editor de nível chamado Weltmeister, que permite criar quase qualquer coisa em 2D. Ele também possui um sistema de plugins com o qual você pode ampliar as funcionalidades ainda mais.

O Impact.js permite que você crie jogos que funcionam em qualquer navegador com suporte para HTML5, como Firefox, Chrome, Safari, Opera e até mesmo o infame Internet Explorer 9. Ele também permite que você publique seus aplicativos na AppStore com suporte quase nativo para iPhone, iPod Touch e iPad. A única coisa que não gosto muito é que funciona sob um esquema de fonte fechada e a licença custa US $ 99.

 

Phaser

Phaser é um dos motores de jogo JavaScript mais recentes e, sem dúvida, uma verdadeira promessa. Ele é projetado para que os jogos possam ser executados em computadores e dispositivos móveis, sendo o último foco principal. Ele não só suporta o Canvas, mas também o WebGL e pode mudar de um para outro automaticamente, dependendo da compatibilidade do navegador. Isso lhe dá um ponto de vantagem em termos de renderização e velocidade de resposta. Também contribui para uma melhor experiência de usuário.

Ele também lida com física, colisões, animações, sistemas de partículas, mapas de padrões, sons e permite escalar o jogo para ajustar a resolução de qualquer dispositivo sem alterar a relação de aspecto. Como Impact.js gerencia um sistema de plugins que permite ampliar ainda mais as funcionalidades do mecanismo. A Phaser não é ótima, também é Open Source. Você pode ver, baixar e contribuir com seu código fonte da Github. Como um fato curioso, a Phaser usa Pixi.js para a renderização e contribui ativamente para o projeto.

 

Kiwi.js

Muitos desenvolvedores certamente concordam que fazer jogos deve ser tão divertido quanto jogá-los e é aí que entra Kiwi.js. Este quadro pretende ser uma ferramenta amigável e divertida para criar jogos, tanto que eles chamam de “WordPress” dos mecanismos de jogo para HTML5.

O Kiwi.js vem com suporte para animações, sprites, câmeras, sons, texturas e um módulo útil para criar interfaces de usuário. No entanto, falta motor físico e colisões, então você deve obter uma opção que se adapte às suas necessidades. Talvez o porto de Box2D para JavaScript ou p2.js. Também é Open Source e você pode jogar com seu código fonte no Github.

 

Game.js

Você já ouviu falar sobre uma antiga biblioteca para criar jogos no Python chamado PyGame? Bem, a sintaxe e a facilidade de uso do PyGame inspiraram os criadores do Game.js a criar algo semelhante, mas desta vez para o JavaScript.

Game.js permite que você gerencie sprites, animações, sons, mapas de padrões e colisões, mas também traz alguns métodos muito úteis para pesquisar rotas (necessárias para a inteligência artificial) e as comunicações via HTTP. Os métodos são muito semelhantes aos do PyGame e também é Open Source, para que você possa verificar seu código fonte no Github, denunciar erros ou fazer sugestões.

 

melonJS

melonJS é uma biblioteca de JavaScript simples, mas poderosa para o desenvolvimento de jogos em 2D. Ainda está em desenvolvimento, mas agora você pode facilmente criar ótimos jogos. É de código aberto, compatível com o Chrome, o Safari, o Firefox, o Opera e até mesmo o Internet Explorer em versões iguais ou superiores a 9. Possui mecanismos básicos de física e colisão para garantir requisitos de CPU baixos.

O melonJS integra o popular formato de mapa de azulejos, que permite que você desenhe facilmente níveis usando o editor de mapas, para que você possa se concentrar nas próprias características do jogo, como deveria ser. Este motor baseado em sprite 2D também suporta múltiplos canais de áudio, matemática vetorial básica e efeitos de transição, entre outros recursos.


Conclusão

Como você pode ver, existem diversos locais com bibliotecas que podem lhe ajudar a montar jogos dos mais simples aos mais complexos. Basta acessar os links fornecidos, escolher uma plataforma, estudar como ela funciona e começar a montar seu jogo. Então mãos a obra!

 

Artigo traduzido de: https://hipertextual.com/archivo/2014/08/librerias-javascript-para-hacer-juegos/

Deixe um comentário