Misty I, um robô feito para desenvolvedores e com API JavaScript


Existe milhões de robôs nas prateleiras agora que podem ensinar as crianças a programar. Mas quantos permitem que os programadores controlem um robô “real”, sem exigir que eles se tornem roboticistas? Não o bastante, de acordo com a Misty Robotics, que acaba de anunciar a Misty I Developer Edition (ainda em beta). É a primeira tentativa de um “robô pessoal avançado, facilmente programável e avançado”.

O verdadeiro coração de Misty é o sensor Core de Estrutura Occipital em sua testa, que pode ser usado para criar um mapa de seu ambiente. Ele também tem uma câmera para reconhecimento facial e de objetos, três microfones de campo distante, sensores de evitação de obstáculos de tempo de vôo na frente e atrás, e dois processadores Snapdragon diferentes para fazer o levantamento pesado de computação. Ele tem um LCD para exibir um rosto, e você pode tê-lo com seus próprios eletrônicos e sensores – há uma montagem na parte de trás, e o bot tem portas USB e serial. O bot se move com os degraus do tanque, embora a versão que vi tenha rodas.


Misty está obviamente esperando que os desenvolvedores encontrem maneiras legais de usar a API JavaScript para criar aplicativos interessantes. Mas dos poucos aplicativos de demonstração (chamado “skills”) ou aparentam ser muito simples – Misty pode afastar-se de sua mão Quando você colocá-lo na frente de seus sensores – ou são inconsistente – Misty era para ficar “assustado” quando você se levanta em seu rosto , mas nem sempre ocorreu.

Além disso, o avanço real aqui seria se Misty pode fazer mapeamento com sucesso de ambientes ao seu redor, para que os desenvolvedores podem escrever código como “Vá a partir desta sala a sala tal,” em vez de se preocupar com detalhes. Infelizmente, na demonstração, eles não conseguiram fazer o Misty mapear nada, porque a API não estava funcionando, e a interface atual para usar os dados de mapeamento aparentemente ainda não foi feita.

Claro, é por isso que Misty I está apenas em fase beta e eles estão escolhendo os desenvolvedores que irão fazer os testes iniciais de forma a eleiminar ou reduzir ao máximo os bugs já encontrados. De toda forma, espero que tenhamos mais noticiais boas sobre o desenvolvimento ou até que mais projetos como esse comecem a aparecer aqui no Brasil.

Deixe um comentário