O que faz o desenvolvedor Front-end?


A necessidade de profissionais com conhecimentos forte em programação e/ou desenvolvimento com foco no Front-end tem aumentando bastante, especialmente devido ao alto nível de especialização que esse ramo tem sofrido nos últimos anos. Os principais fatores por traz desse crescimento são:

  • O aumento do número de dispositivos de output de dados como relógios Smart, smartphones, eletrodomésticos computadorizados (IOT), tablet e televisores.
  • O forte poder de processamento que esses dispositivos têm sido capazes de computar. Permitindo assim migrar o local que certas funções ocorrem.

Mas o que realmente faz um desenvolvedor Front-end?

O desenvolvedor Front-end é o profissional responsável por projetar, construir e otimizar as interfaces de um projeto web. Junto com a equipe de design, ele é responsável por criar a melhor experiência possível, desenvolver código de forma eficiente que rodará na máquina cliente de forma limpa e bem documentada, seguir os padrões web e aplicar técnicas de SEO.

Se você é um programador Front-end, não desvalorize nem deixe desvalorizarem o seu trabalho. Tão pouco se venda como um Web Designer, que é outra função com algumas habilidades similares e várias habilidades diferentes.

Qual a importância disso para uma empresa?

Como já mencionado anteriormente, o número de dispositivos que exibem dados aumentou de forma espantadora nos últimos anos. Se você for responsável pela responsividade (habilidade de fazer o site se adaptar a tela) de um website que precisa ser boa entre laptop e smartphones, você já está responsável por conferir o impacto de todo o código deste site em pelo menos 6 navegadores diferentes e 4 tipos de telas sempre que uma funcionalidade é adicionada a uma tela.

Outro ponto importante é a migração do código de Back-end para Front-end. Como as aplicações estão ficando cada vez maiores, mais complexas e com mais usuários, começa a não ser mais performático processar cada clique listagem e renderização no servidor. Com isso o JavaScript ganhou muito poder, ao invés de passar o html pronto para interação com apenas algumas linhas de script, o servidor fornece um arquivo JavaScript um pouco maior ou um Json com os dados necessários e a maquina do cliente que processará a lógica de tela. Em consequência disso, os programadores Front-end tem uma responsabilidade maior de fazer tudo da tela funcionar, ainda lembrando que precisa acontecer nas telas mencionadas acima.


Conclusão

Como você pode ver, o desenvolvedor Front-end está aí para ficar. Ele não substitui as vagas e trabalho atuais mas sim as complementa através da ponte feita pelos seus conhecimento para unir o layout definido pelo designer com a estrutura e processamento de dados desenvolvidos pelo Back-End

Deixe um comentário