Microsoft: não estamos reescrevendo o Office em JavaScript


A Microsoft anunciou planos para mexer na interface do usuário do Office, com alterações no menu e com a inteligência artificial entrando na festa para salvar usuários procurando por funções. No meio de novidades como as mudanças da interface do usuário foi o anúncio de uma prévia comercial do Office 2019 para Mac, devido ao lançamento ao lado da versão do Windows e incluindo a temida caixa de entrada focada para os usuários do Outlook.

Escondido no lançamento, foram atualizações de ferramentas de linha de comando, permitindo que os administradores controlem a implantação e gerenciamento do Office 2019 em um ambiente Mac, mostrando que Redmond está levando a sério o avanço da Apple para o mundo corporativo. A versão iOS do Office também recebeu uma melhoria da versão napresentada. Os hiperlinks agora podem ser de qualquer cor que o usuário desejar e as apresentações em PowerPoint não precisam mais sofrer de alinhamento ruim quando colocadas juntas em um iPad, graças à inclusão de uma régua digital.

Office portado para JavaScript?

Uma briga nas mídias sociais lançou luz sobre como a Microsoft está codificando seus produtos. Isso também fez alguns suspeitarem que a gigante do software poderia estar dando um salto gigantesco de suas raízes em C ++ para o seu pacote Office. Em resposta a algumas críticas sobre os usos das linguagens de script por J. Daniel Garcia, professor associado em arquitetura de computadores em Madri, o Sean Larkin da Microsoft retrucou com o tweet:

Para o link do tweet: clique aqui

Mas básicmanete, a resposta dele sobre o anúncio da implementação em JavaScript foi a seguinte:

“Linguagens de script como primeira linguagem de programação para estudantes de C.C é ERRADO. Você não pode escrever um sistema operacional, um SGBD ou até mesmo um pacote do Office com uma linguagem de script.”

O furor resultante da possibilidade de o Office 365 ser portado para JavaScript levou a um “esclarecimento” muito público do Larkin menos de 12 horas depois, explicando que enquanto os sistemas como o Visual Studio Code que são escritos com TypeScript, que é compilado para JavaScript alimentado por Electron, C ++ e C # não iria desaparecer tão cedo (ou nunca). Enquanto bits da interface do Office podem ver algum amor do React Native, a equipe de desenvolvimento continuará usando os gostos de C ++, quando apropriado.

O site Register perguntou à Microsoft se havia algum plano para talvez mudar o Office 365 para uma plataforma como a Progressive Web Apps e recebeu uma mensagem muito clara de um porta-voz: “Não, não estamos reescrevendo o Office em JavaScript”.

Artigo adaptado da notícia: https://www.theregister.co.uk/2018/06/18/microsoft_roundup/

Deixe um comentário