Neste artigo rápido mostrarei como o plugin DataTables.js, um plugin para a biblioteca do Jquery. Ele permite transformar tabelas HTML (<table>) em componentes completos com funcionalidades de ordenação, filtros, paginação e muito mais.
Requisitos
Utilizar o DataTables.js é bem simples, basta você:
Utilizar o DataTables.js é bem simples, basta você:
- Incluir o jquery (versão 3.3.1+), pode ser do link: https://code.jquery.com/jquery-3.3.1.js
- Incluir o arquivo css: https://cdn.datatables.net/1.10.19/css/jquery.dataTables.min.css
- O arquivo JS: https://cdn.datatables.net/1.10.19/js/jquery.dataTables.min.js
- E dentro de seu script ou arquivo JavaScript o seguinte trecho de código
$(document).ready( function () {$('#myTable').DataTable();//Onde o #myTable é o ID da tabela que você quer estilizar} );$(document).ready( function () { $('#myTable').DataTable(); //Onde o #myTable é o ID da tabela que você quer estilizar } );
$(document).ready( function () { $('#myTable').DataTable(); //Onde o #myTable é o ID da tabela que você quer estilizar } );
Exemplo básico
Esse exemplo é baseado no exemplo do próprio site, mas colocarei diversas customizações um único post para ser mais direto.
Código Fonte
[download id=”1446″]
HTML
<table id="example" class="display" style="width:100%"> <thead> <tr> <th>Name</th> <th>Position</th> <th>Office</th> <th>Age</th> <th>Start date</th> <th>Salary</th> </tr> </thead> <tbody> <tr> <td>Tiger Nixon</td> <td>System Architect</td> <td>Edinburgh</td> <td>61</td> <td>2011/04/25</td> <td>$320,800</td> </tr> <tr> <td>Garrett Winters</td> <td>Accountant</td> <td>Tokyo</td> <td>63</td> <td>2011/07/25</td> <td>$170,750</td> </tr> <!-- Mais um monte de registros para mostrar a funcionalidade de paginação. Caso queira, baixe o arquivo inteiro no link a seguir -->
CSS
apenas o link da biblioteca
<link rel="stylesheet" href="https://cdn.datatables.net/1.10.19/css/jquery.dataTables.min.css" />
JavaScript
Além das bibliotecas do dataTables o arquivo main.js terá o código mencionado anteriormente
<script> $(document).ready(function () { $('#example').DataTable(); }); </script>
Com isso você obterá o seguinte resultado:
Escolhendo as funcionalidades
Caso você precise de algo mais simples, é possível remover algumas funcionalidades do datatables na hora que você chama o método. Para este exemplo, só precisaremos mexer no arquivo JS conforme abaixo:
$(document).ready(function() { $('#example').DataTable( { "paging": false, "ordering": false, "info": false } ); } );
Com isso os dados de paginação, ordenação e informação serão ocultados. Para saber quais dados você pode exibir/ocultar, veja na documentação deles neste link: https://datatables.net/reference/option/ o item “DataTables – Features”
Passando para o Português
A biblioteca é legal com muitas funcionalidades, mas vivemos no Brasil e ter as informações em Inglês pode se tornar um problema para algumas pessoas. Felizmente podemos alterar os textos da tabela manipulado o objeto “language” conforme o exemplo abaixo:
$(document).ready(function () { $('#example').DataTable({ "language": { "lengthMenu": "Display _MENU_ records per page", "zeroRecords": "Nothing found - sorry", "info": "Showing page _PAGE_ of _PAGES_", "infoEmpty": "No records available", "infoFiltered": "(filtered from _MAX_ total records)" } }); });
Para mais detalhes de todas as informações que podem ser alteradas, acesse: https://datatables.net/reference/option/language.
Conclusão
É possível observar que este é um ótimo plugin com diversas funcionalidades e simples de trabalhar. Aprendi tudo que precisava apenas com a documentação do Site deles, que é simples e direta. Espero que você que está lendo possa se beneficiar dessa biblioteca também e caso você tenha alguma duvida ou sugestão, por favor deixe seu comentário aqui para nós.