Node.JS ou Angular? Onde ir após aprender o básico


Esse artigo é para você que terminou de aprender os conceitos iniciais de programação JavaScript e agora está querendo avançar para as ferramentas da linguagem que poderão coloca-lo(a) no mercado de trabalho. Mas antes de responder a essa pergunta, gostaria de explicar o que é node.js e o Angular

Node.js

O Node.js é um ambiente de tempo de execução aberto e multi-plataforma para o desenvolvimento de aplicativos da Web do lado do servidor. As aplicações são escritas em utlizando o JavaScript (no back-end!!) e podem ser executadas dentro do Node.js runtime, podendo então ser rodadas em diversos sistemas operacionais. A única exigencia é que possam interpretar o JavaScript

Atualmente o que tem feito muito sucesso é a combinação node.js, mongoDB nas aplicações web e aplicativos mobile baseados em HTML5, pois daí é possível programar Javascript no front-end, back-end e banco de dados. Facilitando o entendimento e comunicação entre as camadas de programação (e programadores também).

AngularJS:

O AngularJS é um framework JavaScript (nesse caso estamos falando de front-end) estrutural para auxiliar no desenvolvimento de aplicações web dinâmicas. Com ele, você pode usará o HTML como sua linguagem de modelo padrão, mas poderá expandir a sintaxe do HTML para expressar os componentes da sua aplicação de forma clara e sucinta. A ligação de dados do angular em conjunto com a injeção de dependência eliminam grande parte do código que de outra forma você teria que escrever.

Esse framework é open source, então você pode usar ele a vontade e é muito utlizado na web, especialmente pelo fato do Google ter o adotado como ferramenta padrão no desenvolvimento dos seus websites.


Então, Node.JS ou Angular?

Por isso que precisei fazer a explicação anterior (pois se você está lendo eu presumo que possa não ter pesquisado em outros lugares). A sua preferência em ser um programador fullstack ou especializado em front-end definirá muito o caminho a ser percorrido.

Se você quiser montar programas por completo, o nodeJS é parte do caminho a se seguir. O programador fullstack é o cara que sabe um pouco de tudo, então é bastante estudo pela frente. Mas nosfinal do dia você poderá montar apps completos, mesmo que talvez não sejam 100% otimizados em alguma ponta 😛

Se você quiser ser ninja no front end, o angular é seu proximo campo de estudo. Com ele você criará apliçãoes de forma mais organizada e rápida, podendo aproveitar a tecnologia para desenvolver aplicatvos mobile que aproveitam o processamento do smartphone sem ter que reinventar a roda.

Deixe um comentário