Sim……………..
Mas falando sério. A resposta é um pouco maior que isso e possui diversos motivos para fazê-lo.
A linguagem de programação JavaScript já está no mercado a algum tempo e tem sido utilizada principalmente para a execução de scripts simples e pequenas chamadas que vão e voltam do servidor de forma a criar uma sensação de interatividade mais agradável para os usuários leigos.
No entanto, nos últimos anos (podemos dizer mais de uma década até) a necessidade e exigência de animações, efeitos e uma simulação de tela de desktop tem forçado a linguagem a evoluir e se tornar algo maior que seu objetivo inicial.
Um pouco da história
Primeiro vieram os aplicativos web com intenção de substituir o os aplicativos desktop. Eles possuem algumas vantagens como permitir vender o produto sem precisar ter uma cópia física, não precisam ter instalação e deixaram muita gente ganhar dinheiro bem rápido 😊…. Isso forçou uma melhora da linguagem para criar um fluxo de usabilidade similar ao desktop, ao qual muitos estavam acostumados. Com isso, diversas bibliotecas (JQuery sendo a campeã) forma criadas para suprir essa demanda, junto com novas técnicas para evitar o post a cada comando dado (AJAX).
E isso foi suficiente por um bom tempo, mas daí apareceram os smartphones. Com a grande migração do uso da internet por parte de dispositivos móveis uma grande revolução ocorreu, o HTML5 e o CSS3 finalmente foram trazidos ao mundo e com eles o ES6. Tudo isso para começar a suprir uma demanda muito maior de maquinas acessando sites e aplicativos.
Outra coisa interessante que aconteceu foi uma mudança de paradigma, começou a não fazer mais sentindo processar tanta coisa no back-end dado que cada smartphone possui mais processamento que vários computadores que já tive, e os aplicativos híbridos (que rodam em mais de um SO) se tornaram um padrão de desenvolvimento. Tudo isso causou uma explosão de frameworks e bibliotecas JavaScript, pois agora ele tem que trabalhar com fazendo de quase tudo a tudo que o Java, Python e C# fazia por ele.
Também vale a pena mencionar de projetos como MongoDB e NodeJS. Que visam unificar toda a lógica de programação em cima de uma única linguagem de programação. Desta forma se tornou possível utilizar o JavaScript de ponta a ponta do sistema, sem precisar ter que reaprender conceitos e peculiaridades de linguagens diferentes, apenas os frameworks.
Pensamentos para o futuro
Então, e isso é apenas a minha opinião, mas acredito que o JavaScript se tornou uma linguagem extremamente importante e que está tomando conta de muitos aspectos do Mercado. Não acredito que ele irá substituir ou tornar outras linguagens obsoletas, mas o que aparenta é que estamos indo para uma era que a tendência será ter conhecimentos fortes da linguagem pois de uma forma ou de outras, ela será utilizada.
Com isso a minha resposta. SIM você deve aprender JavaScript pois é mais provável que ele será empregado em alguma parte de seu sistema, seja ele uma aplicação web, um app para celular ou até o banco de dados da sua empresa.