A recente transição da ficção científica para a realidade para a interface cérebro-máquina, juntamente com a Lei de Atwood, “qualquer aplicativo que possa ser escrito em JavaScript, será escrito em JavaScript”, levou ao Epoc.js, um software de controle de código aberto para a linha Emotiv de sensores cerebrais.
O software fornecido pela Emotiv não é de código aberto, e os dados brutos de cada sensor não estão disponíveis. Em vez disso, sua API permite acesso a recursos como acelerômetro e giroscópio, desempenho (excitação, relaxamento, etc.) e expressões (piscadela, franzir a testa, sorriso, etc.), comandos mentais (empurrar, puxar, levantar, etc.).
Para fazer a interface cérebro-máquina funcionar, um usuário final precisa primeiro treinar os comandos mentais. Uma vez terminado, você pode usar epoc.js, criado por Charlie Gerard, um desenvolvedor de software na ThoughtWorks, para trabalhar com a API Emotiv, bem como usar o emulador Emotiv.
Gerard usou epoc.js para criar várias demonstrações, incluindo um teclado cerebral, navegação de um espaço 3D usando WebVR e pilotando um drone.
Há uma variedade de ondas cerebrais que podem ser detectadas, das quais diferentes tipos de aplicativos podem concentrar seus esforços:
- Delta (0,5-4 Hz) – sono profundo sem sonhos, reparação
- Teta (4-8 Hz) – criatividade, sonhos, meditações
- Alfa (8-13 Hz) – relaxamento físico e mental
- Beta (13-32 Hz) – acordado, consciente, pensando
- Gamma (32-100 Hz) – aprendizagem, resolução de problemas
Gerard explica que alguns dos limites atuais do software de controlador de sensor cerebral incluem treinamento por usuário, latência inicial, precisão para hardware não invasivo e aceitação social.
Epoc.js fornece uma variedade de dados de dispositivos e eventos para os desenvolvedores interagirem com os sensores cerebrais Emotiv. Para aprender mais sobre a biblioteca, acesse: https://github.com/charliegerard/Epoc.js?files=1