Aplicações nativas em JavaScript com Capacitor

Capacitor, o novo framework da Ionic.

Você sabe o que é o Ionic? É uma ferramenta para criar aplicativos mobile, utilizando HTML, CSS e JavaScript.

Capacitor é uma cross-plataform API que facilita chamar SDKs nativos a partir de código da Web e fornece suporte de progressive web apps. Criada pela Ionic, é uma alternativa ao Apache Cordova, que foi lançado em 2009. O Capacitor foi criado devido ao sistema de plugins desatualizados do Apache Cordova e pela restrição ao gerenciamento de plataformas nativas.

Ele foi projetado pela equipe do Ionic Framework como uma alternativa ao Cordova. O Capacitor pode ser usado sem o Ionic, mas em breve se tornará uma parte essencial do mesmo.

 

O capacitor também vem com uma API para criação de plugins nativos. Grande parte do iOS Capacitor está escrito em Swift. Os plugins também podem ser escritos em Objecive-C e, para Android, ainda há suporte com Java e Kotlin. O sistema de plugins do Capacitor provê um desenvolvimento mais direto. Como ainda é escasso o ecossistema de plugins do capacitor, os desenvolvedores podem optar por utilizar plugins do Cordova, sendo uma solução temporária que garante que os desenvolvedores não percam os recursos essenciais da plataforma.

O Cordova é fácil de usar e funciona bem para pequenos projetos, mas apresenta um desafio maior para projetos maiores e complexos. O Capacitor gera e sincroniza código JavaScript para plataformas nativas, fornecendo um controle sobre os projetos nativos.

Tanto o Capacitor quanto o Cordova estendem seu alcance para a criação de aplicativos PWA e desktop, com suporte não tão completo quanto ao de aplicativos mobile híbridos.

Você pode fazer o download e instalação do capacitor aqui: https://capacitor.ionicframework.com/docs/getting-started/

Confira as fontes em:

https://capacitor.ionicframework.com/docs/

https://www.infoq.com/br/news/2019/07/ionic-capacitor-native-js-apps/

Deixe um comentário