PixiJS é uma biblioteca que permite criar gráficos interativos sem precisar merhulhar na WebGL API e é despreocupada em lidar com a compatibilidade do navegador e dispositivo. Ela tem suporte completo ao WebGL e volta à tela do HTML5.
É uma ferramenta ideal para criação de conteúdo dinãmico e interativo. Ela possui compatibilidade para multiplataforma. Com o PixiJS você cria experiências refinadas de forma rápida, evitando dores de cabeça relacionadas à inconsistências de navegadores.
Ele possui:
- Renderizador WebGL;
- Gráfico de cena completo;
- API fácil de usar;
- Suporte para atlas de textura;
- Carregador de assets/sprites;
- Deteca automaticamente qual renderizador usar;
- Interação com mouse e multitoque;
- Texto;
- BitmapFont;
- Renderiza texturas;
- Desenhor primitivos;
- Mascaramento;
- Filtros e
- Plugins de usuário.
O PixiJS possui uma API amigável e rica em recursos, permitindo que você se concentre ne produção enquanto a API cuida dos fundamentos. Se tratando em renderização 2D, o PixiJS é o mais rápido que existe e sempre será de código aberto.
O WebGL é uma API utilizada para renderizar gráficos 3D e 2D sem o uso de plugins. Além do navegador, a própria GPU também precisa oferecer suporte ao recurso.
Você pode fazer o download com npm ou usando uma URL da CDN:
npm install pixi.js
<script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/pixi.js/5.1.3/pixi.min.js"></script>
A maneira correta de importar o PixiJS é:
import * as PIXI from 'pixi.js'
Confira a animação de um triângulo feita com PixiJS:
Veja o código do exemplo do gif no link:https://pixijs.io/examples/?v=dev#/mesh/triangle.js
PixiJS é lançado sob a licença MIT.
Confira as fontes:
https://github.com/pixijs/pixi.js
https://www.infoq.com/news/2019/05/pixi-webgl-html5-v5-games/