Node.js: monitorando APIs RESTful com o Application Insights
Dando continuidade aos meus artigos sobre Node.js no Azure, hoje eu irei demonstrar como monitorar uma API RESTful desenvolvida em node com TypeScript, utilizando o Application Insights.
Para aqueles que estão tendo o seu primeiro contanto com Application Insights nesse artigo, ele é um serviço de monitoramento de aplicações do Azure.
Com ele nós conseguimos medir a performance das nossas aplicações, extrair métricas de acesso por um range de tempo, detectar falhas … etc.
A ideia desse artigo será demonstrar como monitorar uma API RESTful desenvolvida em Node.js com TypeScript. Para isso, eu irei utilizar um gerador de APIs que eu desenvolvi utilizando essas tecnologias.
Caso tenha interesse em utilizar esse mesmo projeto, segue o seu link no portal NPM gerador-ts-api, e um vídeo passando alguns detalhes sobre essa estrutura:
Com o projeto OK, para os próximos passos será necessário ter uma conta no Azure. Caso você ainda não tenha uma, a Microsoft tem um programa chamado Visual Studio Dev Essentials que disponibiliza alguns benefícios como: créditos para serem utilizados no Azure, Visual Studio, acesso grátis por um período na Pluralsight… etc.
Caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre esse programa, eu recomendo a leitura do seguinte artigo: Visual Studio Dev Essentials (Free).
Com o projeto criado e a sua subscription OK, vamos agora criar um novo serviço no Azure para monitorar a nossa aplicação. Para isso, acesse a sua conta, vá até-> Create resource -> Devops -> ApplicationInsights e clique no botão Create.
Na próxima tela será necessário informar os dados da sua aplicação como: Nome, Resource Group … etc. Abaixo você tem uma imagem demonstrando como eu preenchi essa etapa para um evento presencial aqui em SP:
Clique em Create e aguarde a tela informando que o seu deploy está completo. Abaixo você tem uma imagem demonstrando essa etapa: