Phaser.js #2 – Criando jogo Parte 1

Olá pessoal, nesta sequência de artigos, iremos criar um jogo utilizando a Phaser.js. É necessário que você conheça os procedimentos de instalação de servidores web e instalação do Phaser. Recomendo a leitura desta postagem, que é a primeira postagem da série Phaser.js. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Vamos começar?

Primeiro, se faz necessário o download deste arquivo zip, que contém tudo o que você necessita para criar o jogo.

[download id=”3357″]

Passo 1:

Abra o arquivo part1.html no seu editor de código favorito. Você deverá ver um código parecido com este:

<!doctype html> 
<html lang="en"> 
<head> 
    <meta charset="UTF-8" />
    <title>Making your first Phaser 3 Game - Part 1</title>
    <script src="//cdn.jsdelivr.net/npm/phaser@3.11.0/dist/phaser.js"></script>
    <style type="text/css">
        body {
            margin: 0;
        }
    </style>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">

    var config = {
        type: Phaser.AUTO,
        width: 800,
        height: 600,
        scene: {
            preload: preload,
            create: create,
            update: update
        }
    };

    var game = new Phaser.Game(config);

    function preload ()
    {
    }

    function create ()
    {
    }

    function update ()
    {
    }

</script>

</body>
</html>

Este é a nossa configuração inicial. Muitas coisas serão inseridas nessa configuração, a medida que o nosso conhecimento em Phaser é expandido. Agora, nós definiremos o renderizador, as dimensões e uma cena padrão.

Uma instância de um objeto Phaser.Game é atribuída a uma variável local chamada game e o objeto de configuração é passado para ela. Isso inicia o processo de dar vida ao seu jogo em Phaser!

Renderização:

A propriedade type pode ser Phaser.CANVAS, Phaser.WEBGL ou Phaser.AUTO. Este é o contexto de renderização que você deseja usar no seu jogo. O valor recomendado é o Phaser.AUTO, que usa automaticamente o WebGL, mas se não houver suporte do navegador, ele usará o Canvas. O elemento criado será anexado ao documento no momento que o script for chamado.

Dimensões:

As propriedades width e height definem a largura e altura do seu elemento tela, respectivamente. Usaremos 800 x 600 pixels.

Cena:

Vamos carregar os assets que precisamos para o nosso jogo. Faremos isso criando chamadas para o Phaser dentro de uma função chamada preload. O Phaser procurará automaticamente essa função quando carregar a tela e carregará qualquer coisa que esteja definida dentro dela.

Insira o seguinte código dentro de sua função preload vazia:

function preload ()
{
    this.load.image('sky', 'assets/sky.png');
    this.load.image('ground', 'assets/platform.png');
    this.load.image('star', 'assets/star.png');
    this.load.image('bomb', 'assets/bomb.png');
    this.load.spritesheet('dude', 
        'assets/dude.png',
        { frameWidth: 32, frameHeight: 48 }
    );
}

Isso irá carregar 5 assets: 4 imagens e uma folha de sprites. O Primeiro parâmetro, chamado de asset key (por exemplo, “sky”, “bomb”), é uma sequência que é um link para o material carregado, e é o que você usará no seu código ao criar objetos do jogo.

Exibindo o background:

Para exibir o background do seu jogo, colocaremos o seguinte código dentro da função create:

this.add.image(400, 300, 'sky');

Isso irá carregar um background de um céu azul. Você pode encontrar isso feito no seu arquivo part3.html.

Sua saída deve ser assim:

Você pode ler o artigo original em inglês neste link: http://phaser.io/tutorials/making-your-first-phaser-3-game/part1

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