O eXtern OS é uma nova distribuição do GNU/Linux, criada por um estudante de engenharia eletrônica com sede na Austrália e acaba de ser lançada na versão beta. Em um ecossistema como o do Linux, onde cada desenvolvedor pode criar sua própria variação do sistema operacional, o lançamento de novas distribuições não é novidade em si. Então, o que torna o eXtern OS especial? A distribuição eXtern OS é baseada em JavaScript.
Atualmente ele está na versão 2.2.2 com as seguintes correções e melhorias:
O JavaScript começou como uma linguagem de programação restrita ao ambiente da Web e focada no cliente, o que significa que ele só foi executado no navegador da Internet. Então o NodeJS chegou e o JavaScript também começou a ser executado no servidor. Mais tarde veio o NW.js, baseado no anterior (e compatível com seus módulos de terceiros), e projetado para aplicar todo o poder das tecnologias da web no desenvolvimento de aplicativos de desktop. E é precisamente nessa tecnologia que se baseiam as novas aplicações de interface e eXtern OS.
Portanto, quando ele fala sobre suas “infinitas possibilidades de desenvolvimento”, o que ele está falando é facilitar para os programadores o uso de tecnologias como HTML5, CSS3, WebGL etc. para criar novos aplicativos para nossos sistemas de desktop. De acordo com o site, “é um sistema operacional que oferece uma interface de usuário e experiência únicas em comparação com os sistemas tradicionais. Além disso, trabalha com JavaScript, o que […] torna infinitas as possibilidades de desenvolvimento de aplicativos”. Apenas um momento, o que significa que “funciona com JavaScript“?
eXtern OS é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript
O eXtern OS inclui seus próprios aplicativos padrão para navegação na Web e reprodução de multimídia, além de um navegador de arquivos. A seguir estão os requisitos mínimos para usar o eXternOS:
- Intel Celeron de 64 bits a 1,2 GHz ou superior.
- 4 GB de RAM
- VGA com resolução de tela de 1366 × 768.
- Conexão com a Internet (seu criador explica que esse requisito não existirá nas próximas versões).
Se você quiser dar uma olhada ( lembre-se de que ele está na fase inicial ), você pode baixar a ISO do seu beta 2 no site oficial e executá-lo em um DVD ou em um USB inicializável. Os usuários que tentaram (a propósito, muitos em máquinas virtuais, apesar do site oficial desaconselhar) elogiam sua facilidade de uso e seu baixo consumo de recursos.
Nas minhas tentativas de baixar a ISO, houve várias falhas, com a página fora do ar em diversos momentos. Os arquivos estão em torrent e no Google Drive. Portanto, talvez seja uma boa ver como funciona eXtern OS, que é uma distribuição Linux com interface baseada em JavaScript.