Atualmente os CIOs (chief Information Officers; também conhecido como o chefão da area de tecnologia em empresas grandes) estão tendo que assumir maior responsabilidades mais complexas e que vão além do desenvolvimento de sistemas e infraestrutura de redes da empresa. Agora eles precisam se preocupar mais com coisas como segurança cibernética, ciência e análise de dados (Data Science) e aprendizado de máquina e inteligência artificial (Artificial Intelligence). Com essa mudança, novas vagas de emprego começam a ser mais requisitadas e com isso a necessidade de profissionais especializados que consigam preencher tais vagas.
Tendo isso em menste, foi feita uma pesquisa que entrevistou 679 diretores de TI e 250 líderes de TI de linha de negócios, eles informaram que em 2020 as prioridades são:
- aumentar a eficiência operacional (37%)
- melhorar a experiência do cliente (35%)
- Aumentar as proteções de segurança cibernética (33%)
- transformar os processos de negócios (30%)
- melhorar a lucratividade (24%)
Essas mudanças estão ditando novas demandas por talentos. O que permanece o mesmo, no entanto, é que a competição por profissionais qualificados continua aumentando, principalmente em áreas como cibersegurança, segundo John McKnight, vice-presidente executivo de serviços de pesquisa do Enterprise Strategy Group.
Embora a ciência e a análise de dados permaneçam escassas, as habilidades em cibersegurança ocuparam o primeiro lugar na pesquisa deste ano, com 39% dos líderes de TI prevendo dificuldade em encontrar talentos neste ano, ante 33% em 2019. Outras mudanças notáveis: o design thinking, o DevOps e as habilidades ágeis são todos percebidos como desafios crescentes para contratação no próximo ano, em parte por conta da abordagem de concentração em produto e cliente.
Confira as 12 áreas que serão mais desafiadoras para encontrar talentos em 2020:
- Cibersegurança: 39%
- Ciência de dados / análise: 35%
- IA / aprendizado de máquina / RPA: 31%
- Serviços / integração em nuvem: 18%
- Tecnologias herdadas: 18%
- DevOps / DevSecOps / processos ágeis: 17%
- Internet das coisas: 17%
- Arquitetura em nuvem: 16%
- Design thinking / UX: 16%
- Engenharia de software: 15%
- Desenvolvimento de aplicativos: 15%
- Gerenciamento multi cloud: 15%
Com isso você pode ver que diversas áreas que já vem sido mencionadas por diversos sites e mídias focadas na área de tecnologia; Lecionadas nas universidades e cursos do Brasil estão ficando mais fortes no mercado de trabalho. Se você está na duvida sobre qual ramo da Ciêcia/Engenharia da Computação seguir ou até mesmo se você já é trabalha com TI mas está pensando em trocar de área de especialização, vale a pena dar uma olhada nestas áreas que foram mencionadas. Boa sorte.
fonte:
https://cio.com.br/os-12-cargos-de-ti-mais-dificeis-de-serem-preenchidos-nas-empresas/