Construir um aplicativo que seja flexível, iterável e construído em um curto espaço de tempo pode realmente ser desafiador. Soluções em cloud como AWS, Azure e GPC fornecem aplicativos Web escaláveis com custo baixo e em poucas semanas.
Escolhendo um banco de dados, movendo o código do aplicativo para soluções em contâiner como o Docker, implantando funções de Back-End e alterações de código. Assim é o que acontece no desenvolvimento de aplicativos atualmente. Com o JAMSTACK, sites e aplicativos rápidos e seguros são entregues pré-renderizando arquivos e servindo-os diratemente de uma CDN, onde o requisito de gerenciar ou executar servidores Web são removidos.
O Jamstak não é sobre tecnologia específicas. É uma nova maneira de criar sites e aplicativos, oferecendo melhor desempenho, segurança e custo de dimensionamento e uma melhor experiência do desenvolvedor. Sites pré-renderizados podem ser aprimorados com JavaScript e os crescentes recursos de navegadores e serviços disponíveis via APIs. O Jamstack é a junção de JavaScript, APIs e Marcação.
Você provavelmente já trabalhou em um site Jamstack, utilizando Jekyll, Next, Gtasby, entre outros gerenciadores de site estático.
Quando você utiliza um CMS, não está utilizando Jamstack. Por exemplo, se estiver utilizando WordPress, Drupal, Joomla, um aplicativo Web executado por servidor que depende de algum idioma back-end ou um aplicativo de página única que utiliza renderização isomórfica para criar visualizações no servidor em tempo de execução.
Benefícios:
Maior segurança:
Com os processos do lado de servidor abstraídos nas APIs de microsserviço, as áreas de superfície para ataques são reduzidas.
Escala mais barata e fácil:
Quando sua implantação equivale uma pilha de arquivos que podem ser veiculados em qualquer lugar, o dimensionamento é uma questão de veicular esses arquivos em mais locais. As CDNs são perfeitas para isso e incluem dimensionamento em todos os seus planos.
Melhor Experiência do Desenvolvedor:
O baixo acoplamento e separação de controles permitem um desenvolvimento e depuração mais direcionados, e a seleção crescente de opções de CMD para geradores de sites remove a necessidade de manter uma pilha separada de conteúdo e marketing.
Gostou desta notícia? Comente abaixo.