Google: guia de como gerar dados estruturados usando JS

Recentemente, o Google publicou uma diretriz de desenvolvedor na página de desenvolvedores do Google. Este documento fornece uma visão sobre como criar dados estruturados utilizando JavaScript e implementá-los no site, ou fazê-los corretamente para que possa trazer benefícios na pesquisa do Google. Este novo guia, descreve métodos para adicionar dados estruturados dinamicamente a um site usando JavaScript. Atualmente, o uso de JavaScript é essencial para criar um site com funcionalidade aprimorada. As novas dicas do guia de desenvolvimento da Google serão especialmente valiosas para especialistas de SEO e desenvolvedores Web.

Atualmente, existem muitas maneiras de gerar dados estruturados com JavaScript, mas as mais utilizadas são:

O gerenciador de tags do google é utilizado para gerar JSON-LD dinamicamente. Ele é uma plataforma que permite o gerenciamento de tags no seu site sem editar o código. Para gerar dados estruturados com o Gerenciador de Tas do Google, você precisa:

  • Configure e instale o Gerenciador de tags do Google ao seu site;
  • Adicionar uma tag HTML personalizada ao contêiner;
  • Cole o bloco de dados estruturado desejado no conteúdo da tag;
  • Instale o contêiner conforme mostrado na seção Instalar o Gerenciador de tags do Google no menu de administração do contêiner;
  • Para adicionar a tag ao seu site, publique seu contêiner na interface do Gerenciador de tags do Google e, por fim:
  • Teste a sua implementação.

E a outra maneira de gerar dados estruturados é usando JavaScript para gerar todos os dados estruturados ou adicionar mais informações de dados renderizados no servidor. De qualquer forma, o Google Search pode entender e processar dados estruturados disponíveis no DOM ao renderizar a página. Para saber como o Google Search processa o JavaScript, consulte o guia básico de JavaScript aqui.

Para isso, você precisa:

  • Encontrar o tipo de dado estruturado em que você está interessado;
  • Editar o HTML do seu site para incluir um snippet JavaScript.
  • Testar sua implementação com o Rich Results Tests.

Gostou deste artigo? Comente abaixo!

Referências:

https://codeburst.io/javascript-news-and-updates-april-2020-98ab1ba67418

https://developers.google.com/search/docs/guides/javascript-seo-basics