Ainda é totalmente possível se tornar um desenvolvedor JavaScript sem possuir alguma graduação. Mas geralmente, os empregadores preferem indivíduos que possuam qualificações em ciência da computação. Para se tornar um desenvolvedor JavaScript sênior, algumas coisas podem se tornar necessárias, como:
- Uma graduação com foco em desenvolvimento de software. Extremamente adequado para quem deseja se tornar um desenvolvedor de sucesso, apesar de não-obrigatório;
- Consiga um estágio. Um estágio auxiliará você a obter experiência e orientação de desenvolvedores experientes;
- Conclua um curso online ou presencial de JavaScript. Existem cursos muito bons que ensinam os fundamentos e conceitos avançados da linguagem que serão úteis no desenvolvimento de sua carreira de desenvolvedor JavaScript.
Carreira:
Existem degraus de carreira no desenvolvimento JavaScript. Em cada degrau, há uma fase de transição que requer a construção de conhecimento e experiência em uma área específica.
Júnior:
Um desenvolvedor júnior é alguém que acabou de ser inserido no mercado de trabalho e trabalha com diversos profissionais para resolver as demandas de uma organização. Como o JavaScript é principalmente (mas não em todo) para desenvolvimento do front-end, o desenvolvedor JavaScript provavelmente trabalhará em aplicativos web, adicionando funcionalidades adicionais ao código base existente ou corrigindo aplicações já existentes.
Pleno:
O desenvolvedor pleno é um colaborador competente da equipe, e já aprendeu as habilidades necessárias para criar um sistema básico, como aplicações ou aplicações web. Neste período, o desenvolvedor aprenderá habilidades como:
- Arquitetura básica de um sistema;
- Uso profissional de ferramentas;
- Padrões de design, code smells.
Sênior:
Altamente qualificado e experiente, outros desenvolvedores consideram-no um mentor. Possuem um bom histórico de soluções de problemas avançados e construção de sistemas complexos usando técnicas avançadas. Algumas características do desenvolvedor JavaScript sênior são:
- Padrões de design, refatoração de código;
- Sólida compreensão de paradigmas arquitetônicos de sistemas;
- Experiência com implantações de servidores e manutenção de infraestrutura.
O caminho para se tornar um desenvolvedor JavaScript sênior:
Já foram mostrados os estágios da carreira de desenvolvimento em JavaScript. Agora, as transições na carreira:
De um simples criador de scripts a um desenvolvedor Júnior:
Um criador de scripts não é pago pela codificação, mas a faz em seu tempo livre por diversão. A transição ocorre quando você obtém sua primeira posição paga como desenvolvedor. Como desenvolvedor JavaScript júnior, você transformará os requisitos de negócios em aplicações e usará as ferramentas necessárias para resolver problemas do mundo real.
- Comunique claramente suas metas a cada dia de trabalho;
- Desenvolva uma estratégia antes de tocar em códigos. Divida os problemas em pequenas partes;
- Documente o que você aprendeu.
- Leia livros e artigos da sua área, realizando pesquisas diárias;
- Participe de comunidades de desenvolvedores, contribuindo em projetos de código aberto e participando de conferências.
De júnior para pleno:
Você sabe que chegou neste nível quando conhece tudo o que precisa saber para arquitetar um sistema. Você sentirá que JavaScript é a única linguagem que você precisará utilizar.
Os desenvolvedores plenos levam o conhecimento e habilidade do desenvolvedor júnior para o próximo nível, ganhando experiência no processo. Neste ponto você irá:
- Ingressar em um projeto de alta visibilidade, ganhando experiência rapidamente, criando reputação dentro da sua empresa;
- Estar pronto para enfrentar desafios além da zona de conforto, criando confiança e reputação;
- Encontrar um bom mentor para auxiliá-lo quando necessário;
- Aprender e testar novas ideias e conceitos.
De pleno para sênior:
Fluente em JavaScript, lida com preocupações e projetos de arquitetura de alto nível. Possui anos de experiência na criação de aplicativos Web e orienta outros desenvolvedores em sua equipe. É necessário muita prática e experiência para se acostumar com a variedade de problemas do mundo real e suas soluções. Você precisará:
- Encontrar sua stack de tecnologia, utilizando todos os serviços da tecnologia escolhida para criar e executar um único aplicativo, com o qual você desejará ter conhecimentos e aprendê-lo em profundidade;
- Ter coragem de assumir projetos desafiadores oferecidos a você;
- Sair da zona de conforto e trabalhar em diversos projetos – mesmo aqueles fora de sua experiência;
- Acompanha suas habilidades de crescimento e determine quais você deseja expandir;
- Compreenda bem os padrões de design e saiba quais problemas cada padrão resolve. Garanta sempre que você está aprendendo coisas novas no seu trabalho. Caso fique estagnado, talvez seja hora de seguir em frente.
Palavras finais:
Os desenvolvedores estão hoje com uma demanda maior que nunca, tendo muitas oportunidades para desenvolvedores sênior JavaScript. O JavaScript é a habilidade de TI mais requisitada (Segundo o Top 2020 Skills Report) e mais de 72% das empresas procuram desenvolvedores JavaScript. Com a crescente popularidade, há muita necessidade de desenvolvedores JavaScript agora e futuramente. Agora é a hora de começar a planejar a carreira de desenvolvedor JavaScript e trabalhar nessa direção. Dependendo da sua determinação, você pode subir rapidamente na carreira e torna o desenvolvedor JavaScript sênior que está se esforçando para se tornar mais rápido que o esperado.
Referências: https://www.itpro.co.uk/business-strategy/careers-training/356608/how-to-become-a-senior-javascript-developer