Dicas de segurança para código JavaScript

Com a alta dos crimes cibernéticos, é extremamente importante utilizar os recursos de segurança ao nosso favor. Como desenvolvedores de software e aplicações, precisamos seguir, no mínimo, algumas das melhores práticas para poder mitigar os ataques e possivelmente evitá-los. Então, aí vão algumas dicas de como tornar o seu código mais seguro:

Confiança

Cuidado ao confiar dados à terceiros. Ao escrever código para Web, não confie em ninguém. Você pode ter uma arquitetura de validação em vigor a seu favor. Com dados provenientes do seus servidores, ou dos usuários, é muito importante sempre validar os dados antes dos mesmos entrarem no seu aplicativo. Com formulários na web, corremos o risco de termos brechas para SQL Injections, Cross-Site Scripting (XSS) e outros problemas relacionados. Por isso, é importante a existência de validação de dados.

Minimize o seu código

Existem coisas muito utilizadas por pessoas más-intencionadas: as ferramentas do navegador. Lá, eles podem ter acesso ao código JavaScript, podendo entendê-lo e utilizar as brechas de segurança para prejudicar sua aplicação.

Sempre tente minimizar e ofuscar o seu código, removendo caracteres desnecessários e modificando seu código para dificultar e legibilidade de terceiros. Você pode utilizar ferramentas para redução do seu código e também, para ofuscá-lo.

Linting:

O JavaScript é dinâmico e flexível. Isso torna-o muito suscetível a introdução de erros. O Linting é um processo de análise de código, que retorna para você alguns “erros” que pareçam suspeitos.

Utilize o strict

Se você não utilizar o modo estrito(strict), as ferramentas de linting logo o alertarão. O modo use strict adiciona algumas exceções ao seu código, não permitindo realizar algumas ações denominadas inseguras, como acessar objetos globais declarados. O modo estrito garante que o seu código seja bem pensado e consequentemente, mais seguro.

Simplicidade

Se esforce para manter sua aplicação simples. Seu design, a arquitetura do seu software, seu código. Quanto mais complexo, maior a possibilidade de vulnerabilidades e mais fácil ele pode vir a ser alvo de invasores. Sempre utilize os guias de estilo e melhores práticas de codificação.

Concluindo

Estes são alguns passos eficazes e simples de como você pode tornar o seu aplicativo menos vulnerável à ataques de invasores. Utilize as dicas e implemente-as na sua aplicação.

Referências:https://ngninja.com/posts/secure-coding-javascript

Gostou deste artigo? Comente abaixo: