O Vue.js está lançando a versão 3.0.0 denominada One Piece. Esta versão fornece um desempenho aprimorado, menor tamanho de pacotes, uma melhor integração do TypeScript e novas APIs para lidar com casos de uso em uma grande escala, com base sólida para iterações futuras de longo prazo do framework.
O 3.0 representa mais de 2 anos de desenvolvimento. o Vue é um projeto criado para a comunidade e sustentado pela mesma. Tem uma missão de ser simples, acessível para que qualquer pessoa possa aprendê-la rapidamente. Conforme o crescimento da base de usuários, a estrutura também cresceu em escopo, adaptando-se às demandas crescentes, evoluindo para o chamado “Framework Progressivo”.
Módulos internos em camadas
Na versão 3.0, a nova arquitetura oferece uma melhor capacidade de manutenção, permitindo que os usuários finais reduzam a metade do tamanho do tempo de execução.
- O compilador suporta transformações AST personalizadas;
- O runtime principal fornece uma API de primeira classe para a criação de renderizadores personalizados, visando diferentes destinos de renderização.
- O módulo reactivity exporta funções que fornecem acesso direto ao sistema de reatividade do Vue. Este pode ser usado como um pacote independente, emparelhando com outras soluções de modelos.
Melhorias de desempenho
O Vue 3 mostra melhorias significativas de desempenho em relação à versão 2 em termos de tamanho de pacotes. No Vue 3, foi utilizado “DOM virtual informado pelo compilador”. O compilador realiza otimizações agressivas, gerando código de função de renderização, elevando o conteúdo estático, deixando dicas de tempo de execução para tipos de vinculação, nivelando nós dinâmicos dentro de um modelo para reduzir o custo de passagem em tempo de execução.
Integração aprimorada de TypeScript
O código base do Vue v3.0.0 é escrito em TypeScript, com as definições de tipo testadas e agrupadas automaticamente, para que deste forma, estejam sempre atualizadas. A API de composição funciona muito bem com inferências desse tipo.
Próximos passos:
As próximas implementações e mudanças serão:
- Compilação de migração;
- Suporte IE11;
- Integração de roteador e Vuex em novos devtools;
- Outras melhorias na inferência de tipo de modelo no Vetur.
Você pode ver todas as novidades no github do VueJS!
Gostou desta notícia? Comente abaixo!
Referências: https://github.com/vuejs/vue-next/releases/tag/v3.0.0