NativeScript 7.0 – Lançamento

A versão 7.0 do NativeScript é um passo decisivo para o framework, pois alinha-se com os padrões do JavaScript moderno, trazendo consistência para a stack. O NativeScript 7.0 fornece uma capacidade de atualizações mais eficientes com as mudanças no ecossistema JavaScript, reinando em uma varredura holística sobre o gerenciamento do código aberto em torno do framework.

Para instalar o NativeScript via npm:

npm i -g nativescript

O NativeScript possui novos aliases cli:

  • ns – O novo padrão;
  • nsc – “Compilador NativeScript”;
  • tns – funciona por razões históricas.

O novo comando clean garante que os arquivos de projeto sejam limpos quando necessário. Você pode usar o comando:

ns clean

Você precisa verificar se os plug-ins dos seus projetos possuem compatibilidade com o NativeScript 7 antes de migrar. Você também deve olhar o guia de referência para importação para nivelar quaisquer informações que seu projeto possa utilizar.

Com a segmentação do es2017 e posteriores, é permitido um código mais rápido e com melhor desempenho. O motor v8 usado no NativeScript sempre teve suporte de ponta para o ES mais recente.

Vários pacotes do npm também foram definidos, incluindo plug-ins para ajudar a esclarecer o que é compatívelcom NativeScript 7.

@NativeClass() decorator

Necessário apenas se você estiver usando TypeScript e estendendo uma classe nativa. Se você estiver usando JavaScript puro, use a função .extend().

Um dos recursos mais atraentes do NativeScript é estender as classes nativas diretamente no JavaScript. Mas o JavaScript não sabe como estender uma classe nativa por conta própria. No ES2017, extends é suportado nativamente e, portanto, deixa de fora o __extends necessário para os tempos de execução e esta é uma oportunidade perfeita pra usar o decorator.

nsconfig.json -> nativescript.config.ts

Há muito tempo existe uma key nativescript na raiz de qualquer aplicativo package.json, para gerenciar as id’s do pacote de aplicações e versões de runtime. Havia também outro package.json embutido no diretório src que continha sinalizadores de runtime. Também existia um arquivo chamado nsconfig.json, que continha outras configurações de aplicativo. Agora, no NativeScript 7, isso tudo é consolidade em um único arquivo nativescript.config.ts!

engine v8 iOS

No NativeScript 7.0, a runtime padrão do iOS usa o mesmo mecanismo v8, ajudando a melhorar a manutenção em tempos de execução.

Para conhecer mais novidades sobre o NativeScript 7, acesse a página de novidades.

Referências: https://nativescript.org/blog/nativescript-7-announcement/

Gostou desta notícia? Comente abaixo!