Como usar JavaScript no Oracle APEX

O que é o Oracle APEX?

Para aqueles que não conhecem, o Oracle APEX é uma plataforma gratuita de desenvolvimento low code disponibilizado pela Oracle e que você pode testar tanto criando uma conta https://apex.oracle.com/, criando direto em cima de uma banco oracle em sua maquina quanto instanciando na nuvem.

Se você nunca mexeu nele, então eu recomendo começar pelo link que passei para ver se a plataforma atende as necessidades e pelo simples fato de ser mais rapido de fazer tudo funcionar.

Imagem do Dashboard do APEX
Dashboard do APEX

Nossas postagens sobre APEX

Veja aqui mais postagens nossas sobre o tópico: https://www.mundojs.com.br/tag/apex/

Onde o JavaScript se encaixa nisso?

Caso você ja tenha acessado o link ou acessou antes de continuar lendo você deve estar se perguntando, onde o JavaScript vai ser usado aqui? Se eu colocar JavaScript não vou estar deixando de usar a plataforma da forma correta?

Como muito pode ser feito sem programar e sem intervenção direta de código, eu espero que você tenha feito essas perguntas, pois elas são importantes.

A resposta é simples, você pode sim trabalhar com o Javascript usando a API JavaScript disponibilizada e pode fazê-lo em múltiplos níveis.

Por exemplo, coisas como

// caixas de mensagem
apex.message.alert(texto);
apex.message.confirm(texto, funcaoCallback);

// definir valores
apex.item(identificador).setValue(valor)

// chamadas AJAX
apex.server.process(nomeProcess, dadosEnviados, funcaoCallback);

Podem ser feitas com funcionalidades (blocos lógicos) low code como

  • alert
  • confirm
  • set value
  • execute server side code, set value ou refresh

Mesmo assim, é importante que saber que temos opções que recebem suporte e que estão disponíveis na API. por isso acho importante evitar código que modele/acesse diretamente as propriedades como

// caixas de mensagem
alert(texto)
confirm(texto)
$( seletor ).dialog();

// definir valores
document.querySelector(seletor).value = valor;
$(selector).val(valor)

// chamadas AJAX
fetch(url, opcoes)
$.ajax(url);

Por mais que estes métodos funcionem, ja me deparei com casos que o framework (não só no APEX) mudou e com isso a funcionalidade deixou de acontecer ou teve um comportamento inesperado. Problemas como

  • seletores mudarem dentro do framework
  • links serem ajustados
  • componentes complexos serem reestruturados

Entre outras opções são comuns com o crescimento das plataformas, especialmente quando elas usam conjuntos de ferramentas de suporte.

Conclusão

Essa foi uma postagem rápida tentando falar um pouco da melhor forma de trabalhar como um desenvolvedor front end no APEX e mostrar algo, que na minha opinião, é muito importante e precisa ser feito com basntate estudo e atenção