A versão mais recente do NativeScript inclui várias alterações, como suporte aprimorado ao Vue.js, melhor experiência do desenvolvedor e mais recursos nativos. Além disso, o NativeScript 5.0 inclui o novo NativeScript-Schematics, uma extensão Angular que ajuda os desenvolvedores a criar versões móveis e da Web de um aplicativo a partir de um único projeto.
Para a experiência do desenvolvedor, os melhores aprimoramentos no NativeScript 5.0 são os seguintes:
Hot Module Replacement (HMR): Com o objetivo de reduzir os ciclos de desenvolvimento ativando o recarregamento dos módulos modificados sem a necessidade de aplicativos e mantendo o estado atual do seu aplicativo. O HRM pode ser ativado usando o sinalizador de linha de comando –hrm para tns:
tns run ios|android –hmr
Interactive (tns create): Ajudando os desenvolvedores no processo de criação de um novo aplicativo e escolhendo o estilo do aplicativo e o modelo que gostariam de usar. O comando perguntará ao usuário por seu idioma preferido, JavaScript puro ou TypeScript; para a estrutura da interface do usuário que eles gostariam de usar, Angular ou Vue.js; e finalmente, para o modelo, Blank, Hello World, SideDrawer ou Tabs.
Criação de plug-ins a partir da CLI: Usando o tns plugin create, que representa uma grande melhoria em ter que clonar o repositório de sementes do plugin NativeScript.
Melhor ciclo de teste de depuração de código: Através do LiveSync e melhorias de depuração, deve reduzir o tempo de inicialização em 20 a 30%. Relacionado a isso, a visualização do aplicativo no aplicativo Playground Preview agora pode ser acionada a partir da CLI.
O NativeScript 5.0 também melhora os recursos nativos:
- A área segura do iOS agora é suportada, permitindo, assim, o uso completo da exibição na série de dispositivos do iPhone X sem que o conteúdo do usuário interfira no “notch”.
- A biblioteca de suporte do Android foi levada para a versão 28 da v26-alpha. Isso exigirá que os desenvolvedores instalem o v28 em seus dispositivos de desenvolvimento.
- Melhor suporte para o Vue.js, graças aos wrappers aprimorados de todos os componentes da interface do usuário do NativeScript.
Por fim, a equipe do NativeScript também anunciou seus planos para o próximo lançamento, o 5.1, esperado para o Natal. Os principais destaques da próxima versão são o suporte ao Angular 7 e mais melhorias na substituição do módulo hot. Para mais detalhes, acesse https://www.nativescript.org/blog/nativescript-5.0-is-hot-out-of-the-oven