O que é o Blazor e por quê é importante para os desenvolvedores .Net e para a Web.

Há alguns anos, quando a Microsoft lançou o Razor, ele foi considerado revolucionário. Esta linguagem de marcação server side permitiu que os desenvolvedores trouxessem códigos do lado do servidor para as páginas Web. A sintaxe do Razor foi projetada para ser fácil de ler e aprender, o que foi ótimo para atrair novos desenvolvedores.

Embora essa tecnologia permitisse aos desenvolvedores manipular toda a lógica do lado do servidor usando o .NET e trazer os dados para o lado do cliente pela Razor, a Microsoft ainda não tinha solução para competir com estruturas JavaScript como Angular, React e Vue no front end.

Essa lacuna fez com que os engenheiros da Microsoft pensassem em maneiras de trazer o poder do .NET para o lado do cliente. Sua jornada inevitavelmente levou à Web Assembly. Para aqueles que não estão familiarizados com esta tecnologia, Web Assembly ou WASM é um…

Novo tipo de código que pode ser executado em navegadores da Web modernos - é uma linguagem de montagem de baixo nível com um formato binário compacto que é executado com desempenho quase nativo e fornece linguagens como C / C ++ e Rust com um destino de compilação que eles podem ser executados na web. Ele também é projetado para rodar ao lado do JavaScript, permitindo que ambos trabalhem juntos.

                                                                                                                                                              - developer.mozilla.org

Em suma, o Web Assembly torna o código .Net possível em praticamente qualquer lugar. Esse avanço resolveu muitos problemas para desenvolvedores .NET que procuravam executar seu código em navegadores modernos. Mas o mais importante é que abriu caminho para a Microsoft ampliar o alcance de sua tecnologia Razor existente.

Enter Blazor!

O resultado é uma solução perfeita para criar uma alternativa competitiva aos populares frameworks de aplicativos de página única, aproveitando todo o poder do .NET. O sonho que começou com o Silverlight está finalmente se tornando uma realidade. O Blazor associa a marcação Razor familiar a coisas como vinculação de dados, injeção de dependência e até mesmo permite chamadas de e para o JavaScript por meio de interoperabilidade de JavaScript.

Agora os desenvolvedores podem alavancar seus conhecimentos C# em servidores e clientes, dando-lhes acesso ao .NET e suas bibliotecas. Para melhorar as coisas, os aplicativos do Blazor são baseados em componentes. Isso permite que eles sejam aninhados e reutilizados, tornando-os muito flexíveis. O resultado é uma interface de usuário rica e rápida renderizada como HTML e CSS.

Enquanto o Silverlight era prejudicado por preocupações de adoção devido à falta de suporte de plataforma, o Web Assembly é suportado por todos os principais navegadores, incluindo o Safari no iOS. Isso coloca em pé de igualdade com o JavaScript e as estruturas de aplicativos de página única concorrentes na luta pelo domínio da web.

Há algumas coisas para manter em mente se você planeja pular para o Blazor neste momento. O Blazor herda anos de maturidade do .NET e do Razor, e é muito capaz, mesmo ainda não fornecendo certos recursos.

A primeira limitação digna de nota é a depuração. Na versão atual, ainda é uma experiência muito limitada. Em muitos casos, você terá que adicionar logging extensivo ao código para rastrear bugs.

Outro possível problema é o tamanho do aplicativo. Os aplicativos Blazor trazem consigo todas as suas dependências. Isso significa que um aplicativo muito básico pode levar consigo de 2 a 3 MB. O armazenamento em cache reduz drasticamente este tráfego, mas ainda há um impacto substancial na carga inicial. A Microsoft está trabalhando ativamente na redução da área de cobertura dos aplicativos Blazor.

Primeira Carga:

Em Cache:

Se essas deficiências atuais não necessariamente o incomodarem, abaixo estão algumas informações para você começar:

Primeiro, você precisará instalar o SDK mais recente do .NET Core 3.0.

O próximo passo é instalar os gabaritos do Blazor executando o seguinte comando em um shell:

dotnet new -i Microsoft.AspNetCore.Blazor.Templates::3.0.0-preview6.19307.2

Para obter instruções sobre como iniciar seu IDE preferido, visite o portal de documentação da Microsoft e siga as instruções listadas para a ferramenta de sua escolha.

Confira o artigo original em: https://www.onmsft.com/dev-cat/what-is-blazor-and-why-is-it-important-for-net-developers-and-the-web

Gostou deste artigo? Comente abaixo!

Deixe um comentário