O trabalho remoto pós-covid

2020 foi um ano diferente para todos e, com essa pandemia, uma das soluções adotadas foi o trabalho remoto. Muitas empresas foram forçadas a permitir suas equipes trabalhando à distância, para manter a empresa funcionando e seus colaboradores saudáveis. Agora é um momento de reflexão e, sabendo disso, muitas empresas podem manter o trabalho remoto no mundo pós-covid, porém, algumas velhas formas de pensar das empresas podem surgir. Aqui irão algumas dicas importantes para você que deseja trabalhar remotamente pós-pandemia, passando um tempo a mais com sua família.

Dica nª 1: Procure empresas remotas:

Existem empresas onde a totalidade de seus funcionários (ou uma grande maioria) trabalham de forma remota, mantendo funcionários de todas as partes do planeta. Dificilmente essas empresas pedirão que você faça a transição para o escritório, pois ele não existe! Essas empresas possuem ferramentas e processos que facilitarão o trabalho remoto, pois há a necessidade de todos em realizá-lo. O Gitlab é um exemplo de empresa remota.

Dica nº 2: Mostre que você é um funcionário remoto experiente:

Levando em consideração a epidemia, muitas pessoas possuem uma experiência real de trabalho remoto. Você pode acrescentar e enfatizar isso em seu currículo ou apresentação. Explique que você se mantém motivado e produtivo trabalhando em casa, mantendo o trabalho muito eficaz.

 

Dica nª 3: Tente trabalhar remotamente na sua empresa atual:

Se seu cargo permite um trabalho remoto, experimente negociar com sua empresa para que permita que você ou sua equipe trabalhe em casa, estando no escritório apenas para tarefas específicas. Essa negociação pode gerar um trabalho remoto parcial ou em tempo integral. Isso permite que você não precise sair da sua empresa.

Dica nº 4: Contribua com código aberto:

Desenvolvedores que contribuem em código-fonte aberto, demostra que, além de você saber codificar, consegue construir relacionamentos com outras pessoas trabalhando remotamente. Isso pode dar um pontapé em suas entrevistas. Você não precisa criar um projeto inteiro do zero, apenas encontre um projeto legal em sua linguagem de programação preferida e corrija bugs e, respeitando os mantenedores do projeto, isso ajudará eles a gostar de trabalhar com você.

 

Gostou dessas dicas? Comente abaixo!

Referência: https://tryjobalerts.com/blog/2020-07-16-love-remote-working-2020/